Nova Petrópolis

A paisagem tira o fôlego, mas a hospitalidade devolve. Assim é Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica, localizada no Jardim da Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. Basta subir a Serra para vivenciar um descortinar de lindas paisagens, um lindo raiar de sol, neblina e até neve.

Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e os roteiros Turísticos como o Roteiro Alemães do Sul e o Recanto dos Pioneiros retratam esta historia do município, enaltecendo a preservação das raízes Germânicas.

Além do turismo histórico-cultural que proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, Nova Petrópolis possui a natureza a seu favor. Os atrativos turísticos naturais como o Ninho das Águias, o Panelão, o Paredão Mallakoff, o Vale do Caí e o vasto interior direciona o município ao turismo ecológico e de aventura.

Labirinto

Labirinto Verde

Detalhes:

Localizado na Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por ciprestes plantados em círculos dando passagem para chegar-se ao centro. São cuidadosamente cortados formando uma “cerca viva”. A entrada ao local é gratuita.

Histórico:
No local onde hoje está o Labirinto Verde, antigamente existia um pequeno campo de futebol. No final da década de 1980, algumas pessoas apresentaram diversas ideias para ocupar o local que já não era nenhum atrativo. Graças a ideia do Sr. Hans Hesse, um residente alemão do Município, Nova Petrópolis é hoje conhecida nacionalmente por este produto turístico, inaugurado em 1989, quando Augusto Schranck Junior era Prefeito.

Morro Mallakoff

Morro Mallakoff

Detalhes:
Localizado na Linha Brasil, o Monte Mallakoff tem paredes de pedra basáltica, com paredões de mais de 100 metros de altura. No alto, encontra-se uma pedra meio suspensa, conhecida como Pedra do Silêncio. É propício para escalada o ano inteiro e considerado uma das formações mais difíceis de escalar do mundo. Está localizado numa área repleta da mata nativa com diversas trilhas, num total de 16 hectares. Durante o evento Verão no Jardim da Serra Gaúcha são organizadas diversas caminhadas até o alto do Malakoff de onde se tem uma vista privilegiada do Vale do Rio Caí.

Origem do nome:

Seu nome provém de um Forte situado no alto de um rochedo que se encontrava na Rússia e denominado Malakoff. Quando os primeiros imigrantes chegaram ao Leste do município de Nova Petrópolis e viram este morro gigante, também o denominaram de Malakoff.